Pagina:Ferrero - Meditazioni sull'Italia, 1939.djvu/237

218 giudizio di pierre gueguen


sua missâo, possuya lucidez e inteligencia, energia e spirito critico e no seu temperamento havia algo de angelico y gracioso. Como o mesmo senso logico e penetrante, com que vocalizou Leonardo em facie da obra de arte e perecieou alguns conceitos de Gobineau sobre a missao das elites, Leo Ferero agrupou en Paris os povos do Occidente em dois typos de civillizaçao; — athenienses e romanos: os athenienses fundam— se no espirito de exame e a imaginaçao, o espiritu de exame e a imaginaçao suscitam a deosordem, e a desorden afina a inteligencia. Asim, os homens aprendem a reflectir, e seu exito se deve a agilidade com que devassam os segredos a apprenendem o mecanismo da sociedade. Sao revolucionarios, cosmopolitas, capazes de concever principios, ferozmente facciosos.

As civilisaçoes romanas se fundam sobre o sentido moral e a divisao do espiritu em circulos distinctos. O sentido moral e esses circulos do espirito em que as faculdades do homen se desenvolvem, sem jamais misturar — se contribuem para estabelecer e manter a ordem. E a ordem lhes permitte viver sem procurar conheser o mecanismo da vida social.

Sao conservadores, conquistadores sensiveis a idea do direito, leas na luta dos partidos. Inglaterra e Italia surgem desse schema, realizando os typos caracteristicos das civilisaçoes ateniense e romana. Existe no mundo occidental urna naçao que tem resistido a os multiplos infortunios a todas as violeças e catastrophes porque sube fundir a quellas duas categorias sociaes, tornando a ordem estavel e os homens emprefendedores. Esa esa França e seu resumo, «Paris», orgao em que se procesa o metabolismo de nossa civilisaçao, stinhese de Roma et de Athenas ultimo modelo do Occidente.

Bezzerra de Frettas.


Pierre GueguenLarousse Mensuel, Août 1933.

Léo Ferrerò a écrit sur Paris, un curieux livre qui nous touche, parce qu’il est l’hommage d’un ami, et nous enseigne, parce qu’il est l’œuvre d’un ami clairvoyant. En composant cet essai, l’auteur a eu surtout